É hora de trocar de computador! Confira 5 sinais que mostram isso

Nem sempre trocar de computador é uma atitude espontânea. Às vezes é preciso entender que a vida de sua máquina terminou.

Comprar um computador novo e atualizado é sempre um momento de alegria e ansiedade. Mal dá para esperar chegar em casa e colocar a máquina para funcionar. No início, tudo roda muito bem e não existem falhas, mas o tempo pode ser cruel com o seu PC e fazê-lo perder as forças, pouco a pouco.

Por isso, separamos alguns sinais clássicos que indicam a hora mais indicada para trocar de computador. Ainda que seja possível manter a troca de peças e componentes, a verdade é que esse tipo de manutenção acaba saindo mais caro, do que renovar todo o aparelho de uma vez só.

1 – Os upgrades ficaram restritos

Depois de alguns anos de uso, alguns componentes do seu computador, como placa de vídeo, placa de som, placa mãe, processador e vários outros podem ficar ultrapassados. Isso quer dizer que os fabricantes interrompem o envio de atualizações para sua máquina e ela se torna incompatível com os softwares e hardwares mais modernos. Em outras palavras, o seu PC acaba ficando obsoleto. Isso acontece mesmo com itens de marcas conceituadas como AMB e Intel.

2 – Os programas estão pesados demais

Muitas pessoas recorrem à ampliação da memória RAM ou da troca de HD para SSD como forma de melhorar o desempenho da máquina. Contudo, é preciso que exista sinergia entre as peças e que elas funcionem da melhor maneira juntas para rodar os programas.

Com o tempo, alguns aplicativos, softwares, jogos e até mesmo sites não conseguem rodar corretamente no seu computador. No final das contas, sai mais barato trocar o conjunto inteiro do que fazer inúmeros pequenos upgrades que apresentam vida útil curta.

3 – Seu computador mora na assistência técnica?

É comum que, no fim da vida do PC, ele vá e volte da manutenção com frequência. Este também é um sinal claro de que chegou a hora da troca. Coloque no papel quanto você tem gastado com consertos, peças e manutenção. Isso tudo para obter um desempenho bem abaixo do esperado.

A melhor dica é procurar por um computador novo e que possa atender suas demandas, sem te deixar na mão o tempo todo. Nada pior do que atrasar trabalhos ou ter contratempos por conta da ineficiência e inoperância do dispositivo. Principalmente se você ganha dinheiro trabalhando com internet.

4 – Você já não encontra mais as peças?

Outro caso comum que indica a hora certa da troca é a dificuldade em achar componentes compatíveis. Em alguns casos é preciso trocar diversas peças internas para repor apenas uma que não apresenta mais a compatibilidade necessária.

5 – Mesmo depois de tudo, o computador continua travando

Imagine que você insista em manter o computador antigo em uso, faça manutenção todos os meses, troque componentes, cuide muito bem dele e mesmo assim ele continua travando. Bom, se este é o caso, a verdade é que seu computador realmente chegou no limite e já não vale a mais a pena tentar mantê-lo em ordem.

Leia também