Você quer saber qual a diferença entre estabilizador e nobreak? Chegou ao local certo!

    De fato, na vida cotidiana, sempre se corre o risco de falta de energia e isso pode afetar nossos aparelhos elétricos.

    Isso pode, muitas vezes, resultar em perda de informação, tempo e trabalho valioso, seja por erros humanos, incidentes com a tecnologia ou porque a natureza nos pegou de surpresa.

    Na estação chuvosa o risco de ter descargas elétricas sem aviso prévio é alto.

    Por isso neste artigo queremos informá-lo sobre os aparelhos que evitarão que suas informações e trabalho sejam perdidos e, claro, que seus aparelhos não sejam danificados.

    Vamos lá? 

    O que é um nobreak?

    Um nobreak residencial funciona diante de uma súbita ausência de energia ao fornecer eletricidade aos aparelhos que estão conectados.

    É responsável por converter a corrente direta em alternada. Possui baterias recarregáveis e circuitos eletrônicos de investimento e controle que detectam o momento em que ocorre uma falha no fornecimento de energia.

    Uma vez detectada a falha fornece uma tensão útil proveniente da carga elétrica armazenada nas baterias. 

    Este backup é mantido até que a energia das baterias se esgote ou até que o fornecimento de energia normal seja restabelecido, quando isso acontece o sistema recarrega as baterias.

    Os nobreaks protegem o sistema operacional do seu computador e permitem que você continue trabalhando em caso de um apagão. 

    Eles também evitam a perda de informações quando a luz sai, fornecendo energia regulada que protege seu computador contra picos e variações de tensão.

    O que é um estabilizador?

    Como o nome indica, ele é responsável por regular a tensão. De fato, ele pode receber uma tensão elétrica variável na entrada e dentro de um determinado parâmetro, mantém na saída uma tensão constante (regulada).

    Os estabilizadores protegem todos os aparelhos elétricos contra variações de tensão e falta de fornecimento de energia elétrica.

    Um estabilizador é usado para manter a tensão de saída de uma fonte em um valor constante, independentemente da corrente de carga que ele fornece. 

    Sua função é proteger aparelhos elétricos e eletrônicos contra altas e baixas tensões, mas o consumo de tais aparelhos não deve ser superior à capacidade máxima do estabilizador.

    O que é um supressor de surtos?

    Também chamado de supressor de sobretensão transitório, funciona quando detecta uma sobretensão transitória e garante que esse pico de tensão não chegue a nenhum equipamento, fazendo com que o equipamento não se estrague e dure mais tempo.

    Os supressores de surtos são responsáveis por absorver a tensão excessiva, perigosa e evitar que atinja um equipamento sensível. 

    Os supressores têm uma capacidade limitada e, uma vez que a sua capacidade é alcançada, já não protege o seu equipamento e deve ser substituído.

    Eles se distinguem por ter um pequeno fusível ou switch que ao detectar uma mudança severa do fornecimento de energia se funde para que a sobrecarga não passe para dentro do computador.

    Qual a diferença entre estabilizador e nobreak?

    A grande diferença entre os reguladores de tensão e os nobreak é que os nobreak se encarregam de fornecer um pouco mais de energia por alguns minutos após algum apagão, isso para que os dispositivos eletrônicos não sejam danificados.

    Enquanto os reguladores só se encarregam de controlar as variações de tensão de uma rede elétrica.

    Share.
    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.