Engana-se quem pensa que criar um mapa de assentos é uma tarefa fácil: a verdade é que quem precisa realizar essa atribuição precisa ser detalhista e atencioso, já que os mapas de assentos estão presentes em vários tipos de locais, como teatros, estádios e salas de concerto.

    Os profissionais responsáveis por essa tarefa usam software e ferramentas especializadas para projetar esses mapas, levando em consideração fatores como linhas de visão, fluxo de público e requisitos de acessibilidade.

    Aliás, mapas de assentos são essenciais para planejadores de eventos, gerentes de locais e empresas de venda de ingressos para vender ingressos e gerenciar o controle de multidões.

    Se você foi a pessoa incumbida de criar o mapa de assentos de algum lugar, você sabe que o trabalho envolve muita pesquisa e atenção aos detalhes.

    É preciso estudar o projeto arquitetônico do local e considerar os vários ângulos de visão, o número de assentos disponíveis e como otimizar o layout dos assentos para proporcionar a melhor experiência possível ao público.

    Além disso, é preciso considerar quaisquer requisitos especiais, como acessibilidade para cadeiras de rodas ou assentos VIP.

    Quais são os melhores aplicativos do mercado?

    Por isso, na hora de criar um bom mapa de assentos, é também preciso contar com um bom aplicativo: um programa que auxilie na visualização e comunicação do layout dos assentos de maneira eficaz.

    O programa precisa ser capaz de criar diagramas precisos e detalhados que transmitam claramente as informações aos planejadores de eventos, gerentes de locais e empresas de venda de ingressos.

    Ele também ajudar no trabalho em colaboração com outros profissionais do setor, como arquitetos, engenheiros e planejadores de eventos, para garantir que o layout dos assentos atenda a todos os requisitos necessários.

    1 – EdrawMax

    m2ace9V ObbBFIdO9B78bnDO2jjgimQ0nGZEIxPGXH9nIybtuqvZvd6rVCg OR4BMg8JmvGVWOGk 1SDZW3a

    O EdrawMax é um aplicativo de desenho poderoso e completo que se adapta a usuários experientes e organizações com requisitos de desenho variados.

    Ele é uma ferramenta muito interessante para quem necessita criar gráficos, seja para desenhos digitais e tabelas, ou diagramas técnicos.

    Com suas ferramentas de desenho ilimitadas e modelos gratuitos personalizáveis, você pode criar qualquer tipo de conteúdo visual de maneira facilitada usando o EdrawMax.  

    Existem milhares de modelos para escolher, todos criados por profissionais. O EdrawMax também possui ampla compatibilidade de arquivos, o que permite importar arquivos do Visio ou exportar seus próprios desenhos para Visio, Word, PowerPoint, HTML (abre em nova guia), PDF (abre em nova guia) e formatos de imagem como JPEG e PNG. Ele é um dos 7 Melhores Softwares de Plantas de Piso para Desenho de Plantas

    Com um preço bastante acessível, o EdrawMax tem três categorias de preços — Individual, Empresarial e Acadêmico/Sem fins lucrativos — com cada uma delas tendo três licenças — Assinatura, Perpétua e Vitalícia. Ele suporta serviços de armazenamento em nuvem, e com ele você ainda consegue adicionar marca d’água no modo livre.

    2 – Canva

    qInJVLyaYhBloHg1 8uGUvyf CtJDPPuBuZciEpL03GzgNFdXYzYVe8I9pjeT0CA72x1NKsj17QSGGf 7lTV

    O Canva é um excelente aplicativo de design e, sem dúvida, uma das ferramentas mais úteis que uma pequena empresa pode ter em seu arsenal. Ele permite que você crie uma variedade surpreendentemente grande de ativos – incluindo anúncios, infográficos, vídeos e até sites – de forma fácil, barata e rápida. O que pouca gente sabe é que ele pode ser usado também para a criação de mapa de assentos.

    Apresentando uma interface de usuário simples de arrastar e soltar e uma vasta biblioteca de modelos e ingredientes de design, como fontes, ilustrações, fotografias, conteúdo de vídeo e áudio e o poder de incluir conteúdo da Web, como Giphy e Google Maps, qualquer pessoa pode ter uma ideia e criar algo bonito. O Canva está disponível na web, iOS e Android. Saiba mais sobre sua arma secreta de design para mídias sociais, materiais impressos e muito mais com o Canva.

    3 – Visual Paradigm

    Ws milRUyO RoUjz2OD

    O Visual Paradigm é uma ótima ferramenta online para criar mapas de assentos, já que ele possui opções ricas de edição e formatação.

    A ferramenta foi projetada para uma ampla gama de usuários, incluindo engenheiros de software, analistas de sistema, analistas de negócios e arquitetos de sistema, ou para qualquer pessoa interessada em construir sistemas de software de grande escala de maneira confiável usando uma abordagem orientada a objetos. Além disso, o Visual Paradigm oferece suporte aos padrões mais recentes de notação UML.

    4 – SmartDraw

    JeW3XtW9Nfw0BnGOLuVykgcRbZ5yN8od6yRtoCbsIQaiqvD VzaM3eplZP175 hFd5l1tWaENjVqcjHZ6ty4pPDJ1BtKd8GkmuOVIGwvsaOvwEnpmNX8EQWlSEBwzm TEZq5OLx vgot

    Semelhante ao EdrawMax e outras ferramentas gráficas populares, o SmartDraw é um software que pode ser usado para criar planos de assentos impressionantes para qualquer ocasião. Os modelos são completos e ele oferece uma sensação fácil de usar e para você saber intuitivamente o que fazer a seguir. Com o SmartDraw você economiza tempo em comparação com outros programas e, além disso, o atendimento ao cliente é bastante interessante.

    5 – Miro

    O Miro é uma ferramenta incomum, pois combina aspectos de várias categorias diferentes de software em uma. É parte um software de diagramação e fluxograma e parte um aplicativo de apresentação – além de mapeamento mental e videoconferência.

    O Miro permite que você experimente o serviço gratuitamente. Com uma conta gratuita, você pode editar três painéis e colaborar com qualquer número de pessoas. Você também obtém acesso aos modelos, integrações principais e outros recursos básicos do Miro.

    Qual é o melhor? 

    Da nossa lista, consideramos que o melhor aplicativo para criação de mapas de assentos é o EdrawMax. Isso porque ele oferece uma variedade de ferramentas para criar arranjos de assentos e outros diagramas.

    Ele inclui uma variedade de modelos para diferentes tipos de locais, bem como planos de assentos personalizáveis e a capacidade de importar plantas baixas. Ele também permite colaboração e compartilhamento de diagramas, tornando-se uma ferramenta útil para planejadores de eventos e gerentes de locais. 

    E como deu para perceber, os programas criadores de mapas de assentos desempenham um papel crucial nas indústrias de planejamento de eventos e gerenciamento de locais. Somente a capacidade de criar mapas de assentos precisos e detalhados pode garantir uma experiência positiva para os participantes de um evento ou passageiros de um veículo, além de otimizar a receita para locais e empresas de venda de ingressos.

    À medida que a tecnologia continua a evoluir, é provável que os criadores de mapas de assentos continuem a desempenhar um papel importante no processo de planejamento de eventos, ajudando a garantir que os eventos sejam bem-sucedidos e memoráveis para todos os envolvidos.

    Compartilhe.
    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.