Receita de Pão na Batedeira Planetária

Fazer pães caseiro é uma delícia, no entanto o processo de amassar e amassar constantemente desencoraja a preparação, pensando nisso, tornar esta Receita de Pão na Batedeira Planetária torna-o mais simples, mais agradável e mais saboroso.

Quem não gosta de comer um pão com manteiga quentinho no café da manhã, certo ou então quem não quer fazer uma renda extra cozinhando mas gastando pouco? O pão, é um alimento clássico sobre a mesa dos brasileiros, já existe há muito tempo.

É viável fazer pão na batedeira planetária?

Sim, é bastante possível fazer pães em uma boa batedeira planetária, pois existem batedeiras especiais para massas pesadas.

O batedor de gancho garantirá a mistura perfeita dos ingredientes e o ponto ideal da massa. Ainda mais que, você pode fazer qualquer receita de pão na batedeira planetária. 

Para receitas saudáveis, você pode achar receitas de pão com os melhores whey protein para sua dieta.

Como amassar a massa de pão na batedeira planetária

Em primeiro lugar, para amassar bem a massa de pão caseira na batedeira, você deve usar uma batedeira planetária. Isto porque este tipo de batedeira é mais completa e torna a massa o mais próxima possível do processo de amassamento manual.

Além disso, a batedeira planetária tem uma composição mais adequada para bater a massa, o que garantirá que ela seja lisa e que cozinhe bem.

Portanto, se você não tiver uma em casa, é melhor fazer a massa da maneira clássica. Se você quiser melhorar suas habilidades de cozimento, a maneira usual também é mais correta.

Por quanto tempo o pão deve ser batido na batedeira?

Em média, você deve amassar a massa por cerca de 7 minutos em sua batedeira planetária. Esta informação é válida para os pães caseiros clássicos. No entanto, o tempo de amassamento varia de receita para receita. Portanto, tenha em mente o objetivo de sua receita.

Receita de Pão Francês na batedeira planetária

Depois de todas essas dicas, foi como colocar as mãos em cima da massa, não foi? Mas não à risca, porque sua batedeira vai fazer todo o trabalho duro por você. E, como resultado, lhe deixa mais tempo para desfrutar de seus pães com seus entes queridos.

INGREDIENTES

Então, veja os ingredientes que devem ser usados:

Esponja

– 30 gramas (¼ xícara) de farinha de trigo

– 30g (2 colheres de sopa) de água

– 4g (½ saqueta) de levedura seca ou 12g de levedura fresca (cerca de cada comprimido de 15g)

Massa Final

– 64g (64g) de esponja (ou levedura natural)

– 300g (2 ¼ xícaras) de farinha de trigo

– 160g a 170g (⅔ xícara) de água

– 8g (½ tbsp) sal

– 4g (½ colher de sopa) de sacarose

– 14 g (1 colher de sopa) de manteiga ou banha de porco sem sal

Modo de Preparo

1; Em uma tigela colocar 30g de farinha, 4g de fermento e adicionar 30g de água, que não deve ser nem fria nem quente, misturar com uma colher e deixar de pé com um pano úmido por meia hora a uma hora.

2; Você pode usar a levedura ou a esponja, apenas certifique-se de usar a mesma porção e preste atenção à fermentação.

4; Posteriormente, adicione 300 gramas de farinha, 8 gramas de sal e 4 gramas de sacarose.

5; Coloque a massa na batedeira e deixe-a batendo por 5 minutos em baixa velocidade, depois 5 minutos em alta velocidade e no final acrescente 14 gramas de manteiga amolecida sem sal, bata novamente em baixa velocidade e depois aumente para alta velocidade, 5 minutos cada.

6; A massa ficará bem assim que sair da batedeira e enrolar no cabo, deixá-la para amassar por 10 minutos e se necessário deixá-la por mais alguns minutos.

7; Agora, deixe a massa fermentar por 10 a 15 minutos e ela não aumentará de volume durante esta primeira fermentação.

8; Uma vez feita a pausa, comece a dividir a massa em peças equivalentes, para que você possa usar uma faca ou suas próprias mãos e pesar cada peça para que ela tenha o mesmo tamanho.

9; Em cada peça amassar com os dedos até uniformizar, deixar repousar por 15 min e repetir a pressão em cada peça.

Modo de assar

10; Monte sua assadeira como preferir e coloque os pedaços de massa moldada com um lugar de 4 dedos para cada pão e previamente pré-aqueça o forno por 5 minutos a 250 ºC com uma assadeira com água no fundo do forno ou panos úmidos.

11; Para fazer os cortes no pão você pode usar uma lâmina ou uma faca serrilhada.

12; Coloque a bandeja com os pães no forno e deixe-os no forno por 15 minutos, depois retire o vapor, os panos úmidos ou a bandeja com água e deixe os pães no forno por mais 15 minutos, desligue-os e deixe-os em repouso.

Como fazer Pão Caseiro na Batedeira Planetária 

Passo 1; Dissolver a levedura no leite e deixar por 5-10 minutos ou até que a levedura comece a espumar, o que significa que está ativa e pode ser usada.

Passo 2; Coloque a farinha, óleo, ovos e sal na tigela do misturador planetário e adicione o leite com a levedura dissolvida. Bater durante 5 minutos ou até que uma massa firme, mas levemente macia, saia da tigela.

Passo 3: Transfira a massa para uma forma untada e deixe crescer até dobrar de volume (30 min a 1 hora).

Passo 4; depois de levantar, assar este pão de massa macia no forno a 180°C por cerca de 30 min ou até dourar. Desmoldar como está quente e espalhar com manteiga. Bon appetit!

Conclusão

O que está mudando constantemente na receita (seja feita à mão, na batedeira ou na máquina) é a proporção de farinha, quer você precise mais ou menos. Em suma, tudo tem uma influência, a qualidade dos ingredientes utilizados, o clima, quem o fabrica.

Veja também como tirar foto de lingerie? Descubra aqui o passo a passo