Ambientes de trabalho desorganizados, problemas de iluminação, sinalização, ventilação, ruídos, danos às máquinas, trabalhadores insatisfeitos e trabalhadores não treinados, podem levar a uma variedade de doenças ocupacionais e até aos acidentes de trabalho que afetam diretamente a produtividade e a saúde dos funcionários. Por isso, destacamos que a ergonomia dentro do trabalho é altamente importante.

    Com base nesses aspectos que existem no ambiente de trabalho e como eles afetam a saúde e a produtividade dos funcionários, é proposta a Especificação Normativa – NR 17, que tem como objetivo “estabelecer parâmetros para aspectos psicofisiológicos que permitam adequar as condições de trabalho às características do ambiente de trabalho. Trabalhadores, com o objetivo de proporcionar o máximo conforto, segurança e o melhor desempenho profissional.

    Destacamos que a ergonomia é conhecida como sendo o estudo da relação entre as pessoas com o seu ambiente de trabalho. Segundo os Cursos Online da área, a ergonomia dentro do trabalho proporciona ao indivíduo um devido conforto necessário, os métodos de prevenção de acidentes e todas as patologias específicas para os diferentes modelos de atividades realizadas.

    A postura errada e o esforço repetido podem levar a lesões e doenças, prejudicar e comprometer a saúde dos trabalhadores, podendo, portanto, impedir que os profissionais continuem exercendo as mesmas funções.

    Saiba que a ergonomia pode tornar seu trabalho muito mais fácil e seus funcionários mais seguros. Não importa o tamanho da sua indústria ou da empresa, a ergonomia deve ser aplicada na carreira de todos os funcionários.

    Além de seus funcionários serem protegidos contra riscos ergonômicos e fatores de risco, os lucros de sua empresa certamente irão aumentar de forma gradual.

    Portanto, a ergonomia deve ser incorporada dentro do ambiente e vista como um valor que seja organizacional. Ele precisa ser integrado à cultura corporativa, em tudo que qualquer empresa faz todos os dias.

    Em muitas vezes, os funcionários acabam passando mais tempo na empresa do que em casa. Por isso, a ergonomia é a base da empresa com o objetivo de garantir que todas as jornadas de trabalho sejam mais eficientes, saudáveis ​​e confortáveis. Produtividade e satisfação no trabalho são fundamentais para a lucratividade de uma empresa.

    A importância da ergonomia no ambiente de trabalho

    Aqui estão cinco benefícios comprovados de processos ergonômicos fortes no local de trabalho:

    1. A ergonomia aumenta a produtividade: saiba que as melhores soluções ergonômicas geralmente tendem a aumentar a produtividade. Ao projetar um trabalho com o objetivo de permitir uma boa postura, menos esforço, menos movimento e melhor altura e alcance, as estações de trabalho se tornam mais produtivas e confortáveis ​​para os funcionários.

    2. A ergonomia melhora a qualidade: saiba que a ergonomia deficiente pode levar os trabalhadores a ficarem frustrados e fatigados a não conseguirem fazer o seu melhor. Quando as tarefas de trabalho são fisicamente desgastantes para os trabalhadores, eles podem não realizar o trabalho tão bem quanto foram treinados para fazer. Como, por exemplo, um funcionário pode não apertar um parafuso o suficiente devido à alta força necessária, o que pode levar a problemas de qualidade do produto.

    3. A ergonomia melhora o engajamento de todos os funcionários: saiba que os funcionários sentem quando as empresas fazem o melhor com o objetivo de garantir uma melhor saúde e segurança. Se um funcionário tende a se sentir fadigado e desconfortável durante o dia de trabalho, ele poderá reduzir a rotatividade, reduzir assim o absenteísmo, melhorar a moral e aumentar o engajamento de todos os funcionários.

    4. Ao ter uma boa cultura de segurança, sua empresa mostra que segurança e saúde são valores importantes. A ergonomia afeta a cultura criando uma melhor atmosfera no local de trabalho, mais lealdade dos funcionários, melhor produtividade e menos lesões.

    5. A ergonomia e a boa configuração da estação de trabalho podem economizar para sua empresa 2,5 vezes o dinheiro que você investe em medidas de segurança em seu local de trabalho. Medidas de segurança em seu escritório podem economizar para sua empresa 2,7 vezes o dinheiro que você investe.

    Seus funcionários mais saudáveis ​​são o que você consideraria seu ativo mais valioso em sua empresa; criar e manter uma cultura de segurança e saúde só beneficiará sua organização. Melhorar a produtividade e prevenir lesões são alcançados por uma boa integração ergonômica no local de trabalho. Isso também torna o local de trabalho mais seguro.

    Tipo Ergonômico

    Conheça os principais modelos de ergonomia e como aplicá-los em diferentes ambientes de trabalho:

    1- Ergonomia corrigida

    Ela interfere de forma restrita e localizada, na qual alguns elementos como temperatura, ruído, som e iluminação.

    2- Ergonomia do projeto

    É aplicado no design ambiental para melhorar a organização e o trabalho, usar os equipamentos corretamente e ajustar melhor a postura de todos os funcionários e dos sistemas de produção.

    3- Ergonomia Participativa

    Tem como objetivo a criação de um Comitê Interno de Ergonomia, que será focado em encontrar soluções para a conscientização e realização de programas ergonomicamente corretos e saudáveis ​​para os colaboradores da organização.

    4- Ergonomia da Consciência

    Envolve a realização de palestras, Cursos Online Gratuitos e treinamentos que são destinados a conscientizar e ensinar os empregados sobre práticas e práticas de trabalho prejudiciais à saúde, como, por exemplo, a má postura, uso inadequado de equipamentos e excesso de trabalho.

    Qualquer coisa que afete a motivação, satisfação e bem-estar de um funcionário durante o desempenho de suas funções pode prejudicar sua produtividade e resultados organizacionais. Portanto, uma empresa sem um ambiente de trabalho ergonômico pode comprometer seus objetivos.

    Procure Também ter uma postura melhor para não ter problemas no ombro

    Share.
    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.