Ao longo de nossas vidas, a assinatura e preenchimento de um contrato de locação estará presente, pelo menos uma vez. Portanto, se é a sua primeira vez com este tipo de documento, você pode estar se perguntando como preencher um contrato de locação.

    Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como preencher um contrato de locação, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

    Como preencher um contrato de locação?

    Informação básica

    O primeiro elemento que um contrato de locação deve ter é a informação básica, ou seja, todas as informações que esclarecem a intenção do contrato. 

    Dados importantes como local, data, partes contratantes, tempo do contrato de locação e informações sobre o produto ou serviço a ser alugado.

    Declarações

    A segunda seção deve conter as declarações de ambas as partes. Aqui ambas as partes concordam em assinar o contrato sem informações ocultas. Em outras palavras, a responsabilidade e o compromisso de cumprir o contrato de locação são aceitos.

    Esta seção está geralmente distribuída em diferentes seções, onde também devem ser mencionados os direitos e obrigações, bem como os vários conceitos que os protegem tanto pessoal como economicamente.

    Cláusulas

    Posteriormente, as cláusulas são colocadas. Neste ponto, refere-se aos termos e condições em que o contrato de locação será celebrado. É aqui que se menciona o preço do aluguel, bem como as informações relevantes sobre o seu local e forma de pagamento.

    Assinaturas e anexos

    Finalmente, as assinaturas e anexos devem aparecer no contrato. Como anexos podemos citar aqueles documentos que podem apoiar o contrato, por exemplo; documentação legal, recibos de pagamento, fichas de produto e documentos que definem a propriedade, entre outros.

    Para que você possa assinar o documento sem grandes problemas, é possível assinar via assinatura digital. Para isso, é importante saber como faço para fazer a assinatura digital.

    Prontinho, agora você já sabe como preencher um contrato de locação. Para finalizar o artigo, trazemos algumas informações extras para você.

    Elementos de um contrato de locação

    A primeira coisa que você deve saber são os elementos primordiais que devem vir incluídos no contrato:

    • Nome de ambas as partes (locatário e locador). Um dos aspectos mais importantes deste contrato, porque serve de proteção e é algo que aumenta a confiança entre os dois.
    • Data de início e duração do contrato. A data de início indica o momento em que ocorre a transferência da propriedade, ou seja, quando o proprietário cede o imóvel ao locatário.

    Quanto à duração do contrato, este pode variar e também pode ser de várias formas, por exemplo, pode ser a um prazo fixo de um ano e pode contar ou não com a opção de renovação.

    • Descrição da propriedade. É importante que o contrato tenha uma descrição muito clara sobre a propriedade que está sendo alugada.
    • Direito de posse e de utilização. Refere-se ao direito do locatário sobre o uso da casa.
    • Manutenção da casa. É possível descrever de forma completa as obrigações que o locatário adquire e também o proprietário sobre a manutenção e reparação da casa.
    • Cláusulas sobre indenização. Seja por encerramento de contrato antes do tempo ou por melhorias no imóvel.

    Quer você seja o inquilino ou o proprietário, é importante rever todos os dados incluídos. O ideal é que o contrato seja feito por um advogado ou empresa especializada em locação.

    No entanto, também pode ser realizado pelo proprietário da casa, que será encarregado de incluir todos os dados.

    Em suma, agora você já sabe como preencher um contrato de locação.

    Share.
    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.