Aprenda a escolher o melhor cabo HDMI para sua necessidade, focando nas principais especificações do mercado.

    O termo “HDMI” refere-se à Interface Multimídia de Alta Definição, que está disponível no mercado desde 2003. Os conectores de vídeo, VGA, DVI e SCART foram todos substituídos por ele. Finalmente, como você pode encontrar um bom cabo HDMI que atenda às suas necessidades sem gastar muito? A pergunta pode parecer simples, mas é importante entender os detalhes a respeito desse tema.

    Além disso, um novo modelo foi introduzido em 2013. Passamos do HDMI 1.1 original para o antecipado HDMI 2.0. Esta velocidade é especificada e garante bem mais eficiência ao usuário do sistema. O modelo amplamente vendido em 2013 tinha resolução de 4K (3840 x 2160), sendo que a taxa de transferência era de até 18 Gbps – com até 60 quadros por segundo.

    Além disso, o cabo HDMI 2.0 é capaz de sincronizar som e imagem automaticamente e suporta 32 canais de áudio. No entanto, a verdade é que existem modelos ainda mais recentes e potentes do que o mencionado agora.

    Saiba mais sobre o cabo HDMI 

    Em 2017, uma nova especificação HDMI foi introduzida e a versão conhecida como HDMI 2.1 entrou no mercado. No entanto, na época, havia pouco interesse pelo assunto. Simplificando, a razão para isso era que o modelo inicial para o anterior (2.0) não apresentava enormes diferenças para o dia a dia das pessoas.

    Com as novas opções de televisores, tecnologias de imagem e videogames, é possível utilizar alguns recursos 2.1 que não estavam ativos na versão 2.0. Ainda assim, é preciso esclarecer que o cabo HDMI 2.1 é funcionalmente idêntico ao cabo HDMI 2.0. É possível usar a versão 2.0 em uma entrada HDMI 2.1 e vice-versa. 

    Algumas dicas para escolher um bom cabo HDMI
    Algumas dicas para escolher um bom cabo HDMI

    A versão mais recente adicionou suporte para as resoluções mais altas e taxas de renderização mais ágeis. Em outras palavras, o cabo HDMI 2.1 suporta a transferência de dados com carga mais alta que o HDMI 2.0.

    No entanto, se você não usar ou executar conteúdo 4K, será difícil distinguir as diferenças entre um cabo 2.0 e 2.1. Como resultado, é importante pensar se vale a pena atualizar todos os seus dispositivos para HDMI 2.1.

    Cabo HDMI 2.0 ou 2.1 

    É quase certo que o cabo HDMI 2.1 sucederá ao HDMI 2.0, evitando deslocamentos de equipamentos. Porém, é fundamental saber quais recursos e detalhes do produto foram adicionados a esse novo modelo de cabo no mercado.

    Aqui estão cinco mudanças em comparação com a versão 2.0:

    1. 1. High Fourier Ratio (HFR) – isso quer dizer que ele é feito para resoluções de 4K, 8K e 10K, Além disso, também conta com atualizações de até 120 Hz;
    2. 2: Canal de retorno de áudio aprimorado (EARC) para formatos de áudio como DTS e Dolby Atmos: X;
    3. 3: Variable Refresh Rate (VRR), que reduz ou elimina lags e mantém o movimento fluido e dinâmico nos jogos.
    4. 4: O Auto Low Latency Method (ALLM). Esse é o recurso que ajusta automaticamente os dados de latência a fim de oferecer a menor taxa possível;
    5. 5: Quick Media Switching (QMS) para vídeo e filme elimina a propagação de imagens que aparecem antes do conteúdo ser exibido.

    Monitores com portas HDMI 2.1 e 2.0 

    Se você deseja atualizar para HDMI 2.1, fique tranquilo. É fundamental referir que este modelo é recente e que a maioria dos consumidores ainda não possui dispositivos ou equipamentos compatíveis.

    No entanto, as compras futuras devem ser planejadas com cautela, pois os avanços tecnológicos garantem que os televisores e consoles continuem disponíveis nas lojas com entrada 2.1.

    Share.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.