Nesse artigo você entenderá como tratar transtornos por uso de substâncias. Sabemos que tratar o abuso de substâncias pode ser uma decisão difícil, mas também pode ser uma das ações mais importantes e sábias a se tomar. Apenas 1 em cada 10 indivíduos com transtorno por uso de substâncias recebe tratamento, apesar das consequências conhecidas para a saúde. 

    Estudos mostram que receber tratamento precocemente, antes que a condição possa avançar, é crucial para gerenciar efetivamente um problema ou transtorno de uso de substâncias. Porém se não for um caso inicial, receber tratamento em qualquer estágio do uso indevido de substâncias é melhor do que não receber nenhum tipo de tratamento.

    Os serviços de tratamento visam permitir que os indivíduos se tornem sóbrios e mantenham um estilo de vida saudável por meio de métodos como medicação, aconselhamento ou outros serviços de apoio.

    Os transtornos por uso de substâncias podem ser classificados como leves, moderados ou graves, com opções de tratamento eficazes para cada nível de gravidade e tipo de uso indevido de substâncias. As substâncias mais comuns relatadas para transtornos por uso de substâncias são álcool, maconha, cocaína, analgésicos prescritos e heroína.

    Como tratar transtornos por uso de substâncias | Em etapas

    1. Avaliação e diagnóstico: O primeiro passo no tratamento de um transtorno por uso de substâncias é reconhecer o problema e visitar um médico profissional para um diagnóstico adequado. O médico realizará uma entrevista para avaliar a gravidade e determinará se há um transtorno por uso de substâncias presente. Isso é muito importante para determinar o plano de tratamento.
    2. Planejamento de tratamento individualizado: Após o diagnóstico, o médico e o paciente estabelecerão juntos objetivos de tratamento personalizados para o transtorno por uso de substâncias. Ao desenvolver um plano, o clínico e o paciente devem considerar todos os aspectos do indivíduo, o que aumentará a probabilidade de sucesso. Durante o tratamento, o paciente e o médico devem fazer um checkout de exames e uma analise pessoal para fazer quaisquer ajustes no plano. Vários fatores afetam a personalização do tratamento, incluindo gênero, orientação sexual, etnia, raça, situação econômica, fé, religião ou falta de religião.
    3. Manter o envolvimento e a retenção do tratamento: Os pacientes que estão abertos a construir um relacionamento com o médico mostram mais envolvimento e retenção nos programas de tratamento e, portanto, geralmente obtêm mais sucesso com o plano de tratamento.
    4. Cenário de tratamento e continuidade dos cuidados: O tratamento para transtornos por uso de substâncias pode ser realizado em hospitais, ambulatórios ou em residências, com frequências variadas (diária, semanal, mensal) e tipos de atendimento. A terapia e reabilitação para indivíduos que sofrem de transtornos por uso de substâncias geralmente ocorre em um ambiente ambulatorial, mas também pode ocorrer em um ambiente residencial para casos mais graves.

    Tipos de programas de tratamento de transtorno por uso de substâncias

    Existem muitas maneiras diferentes de tratar transtornos por uso de substâncias, bem como lugares onde você pode procurar ajuda. Eles incluem o seguinte.

    Acompanhamento médico e acompanhamento de pacientes internados. Esse serviço intensivo, geralmente em clinica de reabilitação de drogas, oferece tratamento 24 horas por dia e é necessário para indivíduos que precisam de cuidados médicos, gerenciamento de abstinência ou têm problemas de saúde mental ou física, que às vezes são chamados de distúrbios concomitantes.

    Serviços residenciais: Este serviço 24 horas fornece suporte fora do ambiente hospitalar e é normalmente para aqueles que não possuem um ambiente que permita a recuperação, recaíram antes ou têm problemas de saúde mental ou física.

    Atendimento ambulatorial intensivo: oferece estrutura para serviços como aconselhamento e educação e é menos restritivo do que os serviços residenciais, geralmente com opções antes ou depois do trabalho ou nos finais de semana.

    Serviços ambulatoriais: Normalmente o primeiro nível de atendimento para transtornos leves por uso de substâncias ou a etapa final do tratamento intenso, este serviço oferece suporte comportamental e medicação quando necessário.

    Conclusão

    Fale com um médico hoje se achar que pode ter um transtorno por uso de substâncias e está pronto para iniciar o tratamento. Depois de falar com um médico, procure participar de um grupo de suporte. Os grupos de apoio são uma forma importante de obter sucesso no tratamento, independentemente do tipo de tratamento recebido.

    Share.
    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.