Saber quanto fatura uma loja virtual de roupas é essencial antes de empreender neste ramo.

    As empresas estão sempre buscando formas de aumentar a receita, seja ampliando as vendas, removendo redundâncias e reduzindo os gastos internos.

    Consequentemente, isso liberará o precioso fluxo de caixa! E quem não deseja ter um bom fluxo de caixa? Contudo, diversas empresas acabam não fazendo o cálculo da margem de lucro. E é exatamente a margem de lucro que acaba sendo um ponto fundamental para qualquer empreendedor fazer sua loja online crescer.

    A margem de lucro de uma empresa é a forma mais simples e mais rápida para demonstrar se o negócio usa seus recursos de forma eficiente. Ou seja: ele é um grande recurso para avaliar a lucratividade de uma empresa. 

    Quanto fatura uma loja virtual de roupas?

    A margem de lucro de uma loja virtual é indicada como uma proporção de lucros alcançados com os investimentos totais durante um período específico, por exemplo, um ano, um trimestre, etc.

    Geralmente, cada empresa tem sua própria média de margem de lucro em razão das diferenças de despesas e de materiais precisos para os diversos serviços e produtos.

    Há dois tipos de margem de lucro que as empresas consideram:

    • Margem de lucro bruto;
    • Margem de lucro líquido.

    Então, se você deseja criar uma loja virtual de roupas, entenda tudo sobre o assunto.

    Margem de lucro bruto

    A equação da margem de lucro bruto é geralmente utilizada para definir a margem de lucro de um serviço ou produto único, mas não de uma organização como um todo.

    Para definir a margem de lucro bruto, é preciso tomar o valor da venda do seu produto e fazer uma subtração do gasto de materiais e de mão de obra utilizados para produzi-lo.

    Depois, é preciso dividir o resultado da subtração pelo valor da venda do produto, e dessa forma tem se o resultado do percentual de lucro bruto. 

    Margem de lucro líquido

    Grande parte das vezes, essa é a equação usada para definir a margem de lucro de toda a empresa.

    A margem de lucro líquido é calculada pegando as vendas totais da empresa ao longo de certo período de tempo, fazendo a subtração dos gastos totais e, depois, dividindo essa quantia pela receita total.

    Como usar a margem de lucro líquido para analisar as vendas de minha loja online?

    Veja como usar margem de lucro líquido para analise de vendas da loja
    Veja como usar margem de lucro líquido para analise de vendas da loja

    A margem de lucro líquido é usada quando as empresas desejam ampliar suas receitas, fazer a avaliação de um produto ou serviço, ou fazendo uma comparação do que está sendo gasto com o que está sendo feito.

    Por exemplo, uma empresa pode disponibilizar três tipos de produtos diferentes e notar que, apesar das vendas da empresa serem constantes, as vendas de um produto em específico caíram nos últimos dias.

    Após saber a margem de lucro líquido para essa linha específica de produtos, o empreendedor poderá decidir que seria melhor parar a venda deste produto. O lucro da sua loja virtual pode abranger alterar o tipo de produto a vender no período de vendas seguinte.

    Diversas vezes, a margem de lucro líquido indica um grande gasto ou um grupo de gastos que reduzem os lucros da empresa. Ela também pode indicar que a demanda do mercado poderia aguentar um aumento dos seus valores.

    Calcular lucro de vendas mensal de uma loja online?

    Fazer o cálculo do lucro de vendas da sua loja online é um processo gradativo. A grande questão é o tempo e o esforço preciso para juntar e conferir todas as despesas.

    Contudo, essa prática é bastante positiva e pode trazer benefícios para seu negócio.

    Para obter uma margem de lucro líquido precisa, é necessário que uma empresa leve em consideração todas as despesas como parte do cálculo.

    Isso inclui coisas como folha de pagamento, despesas administrativas e operacionais, transporte, etc. Todos os elementos que envolvem um gasto a ser pago deve ser incluído na sua lista de gastos totais.

    Da mesma maneira, todas as fontes de receita devem ser juntadas também. Lembre-se das fontes de receita não tradicionais, como contratos de manutenção ou taxas de transação.

    Isso ampliará as chances de que você e sua equipe financeira tenham uma noção mais clara de seus fluxos de receita.

    Share.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.