5 escritores latino-americanos que você precisa conhecer? Saiba quais autores latino-americanos não podem ficar de fora da sua lista de leitura 

    A literatura é uma parte muito importante na cultura de qualquer país, com autores reconhecidos mundialmente, representando sua terra natal da melhor maneira possível.

    Conhecemos milhares de escritores que foram além e quebraram as barreiras dos continentes, e isso é algo ainda mais importante.

    Não podemos falar de literatura sem falar da América do Sul, nós estamos muito bem representados.

    Muitos escritores latino-americanos se destacaram por suas obras únicas e revolucionárias, que são reconhecidas em todo lugar. É sobre esses autores que vamos falar hoje.

    Se você não sabe o que dar de presente de aniversário para alguém que quer começar a ler literatura latino-americana, abaixo você confere cinco autores que são leitura obrigatória para todo mundo.

    1 – Gabriel García Márquez

    Não podemos falar de literatura latino-americana sem citar García Márquez, que é um dos escritores mais comentados do mundo.

    Suas obras são reconhecidas mundialmente, e sua escrita é estudada e analisada até hoje. Márquez focava seus livros principalmente em gêneros como realismo mágico, trazendo muito de sua cultura para as obras.

    Nasceu em 1927, na Colômbia, e teve uma infância difícil antes de se tornar um escritor famoso. 

    Na escola, tinha dificuldade para aprender a ler, foi quando leu o livro A Metamorfose, de Franz Kafka, que entendeu que seu destino era a escrita.

    Algumas obras de Márquez são: Cem Anos de Solidão, O amor nos tempos de cólera e Crônica de uma morte anunciada.

    5 escritores latino-americanos que você precisa conhecer
    5 escritores latino-americanos que você precisa conhecer

    2 – Eduardo Galeano

    O escritor uruguaio Eduardo Galeano é também uma leitura obrigatória para quem deseja algo que vai além de seu tempo.

    É impossível rotular os livros de Galeano a um gênero específico, o autor escrevia sobre política, economia, fatos do cotidiano, tudo isso com muita maestria.

    Suas obras são importantes até os dias de hoje, mostrando que nem todas as coisas mudam, e que para falar de assuntos importantes não precisa ser em uma folha de jornal, um livro é capaz de mudar todas as nossas ideias.

    Entre suas obras, algumas se destacam: As Veias Abertas da América Latina, Os Filhos dos Dias e Dias e Noites de Amor e Guerra.

    3 – Pablo Neruda

    Falar de poesia latino-americana é falar de Pablo Neruda, o escritor chileno é um dos mais famosos quando falamos dessa forma de contar histórias usando poesia.

    Neruda cresceu em uma cidade rodeada por bosques, rios e montanhas, dando a ele um olhar lírico sobre o mundo, observando que ao seu redor tudo poderia se transformar em palavras.

    Aos 16 anos escreveu seu primeiro artigo e publicou no jornal da cidade onde morava, mas logo vai para a capital estudar pedagogia, e se encontra no meio das prosas e poesias.

    Alguns livros para você conhecer mais das poesias do autor são: Cem Sonetos de Amor, Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, entre outras obras não traduzidas para o português.

    4 – Isabel Allende

    Entre os muitos escritores latino-americanos temos Isabel Allende, que merece todo o reconhecimento por suas obras de ficção e não ficção.

    A escritora peruana começou sua carreira como jornalista aos 17 anos, trabalhando também com afinco para publicar seus livros e continuar escrevendo.

    Vale destacar que suas obras já foram traduzidas em mais de 30 idiomas, e que a maioria foi adaptada para cinema ou teatro.

    Obras da autora que você deve ler: A Casa dos Espíritos, Violeta, A cidade dos deuses selvagens e Filha da fortuna.

    5 – Alejandro Zambra

    Quando falamos em literatura contemporânea, falamos em Alejandro Zambra, como sua linguagem inconfundível, fazendo poesia e contando histórias com uma maestria que só os latino-americanos têm.

    Antes de ser escritor e se dedicar aos livros, Zambra foi também crítico literário e é doutor em literatura. Sua estreia na poesia aconteceu com o livro Bahía inútil, lançado em 1998.

    Uma de suas obras mais famosas é também seu primeiro romance, Bonsai, que foi adaptado para o cinema e apresentado no festival de Cannes em 2011.

    Outros livros do autor para quem deseja se aventurar pela literatura latino-americana: A vida privada das árvores, Formas de voltar para casa e Poeta chileno.

    Share.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.