O design das estantes para sala de estar modernas é de longe o mais inimaginável, desde as prateleiras horizontais clássicas até formas onduladas ou prateleiras de labirinto. 

    Para tomar a decisão certa, que combinará beleza e estética externas com resistência e durabilidade, você deve conhecer bem os principais critérios. 

    Assim, ao longo desse artigo, você aprenderá mais sobre como escolher estantes para sala de estar modernas.

    Como escolher estantes para sala de estar modernas?

    Conheça os tipos de materiais

    Em primeiro lugar, o objetivo da estante para sala pequena dependerá da escolha do material e, em segundo lugar, do estilo de sua execução.

    • Madeira ou MDF: De fato, esse é um tipo de material muito usado e pode ser usado em qualquer móvel de casa. Em suma, ele é tão popular pois consegue se adaptar a todos os tipos de ambientes e estilos. Além disso, o material é muito pouco processado, portanto, faz bem ao meio ambiente. Como se não bastasse, ainda há mais uma vantagem: esse tipo de material dura muito tempo.
    • Plástico: Aqui, além de não ser a melhor esteticamente, faz mal ao meio ambiente. Afinal de contas, o plástico demora muito tempo para se decompor e é muito processado. Contudo, é um material que já estamos acostumados e que dura muito tempo. Além disso, ele pode se adaptar facilmente a vários estilos, incorporando texturas de forma simples.
    • Metal: Não há material mais durável que esse, em partes. Isso porque, apesar da estrutura durar muito tempo, é importante lembrar que esse é um material que oxida e, portanto, precisa de uma certa manutenção para permanecer bonito. Esse tipo de vantagem/desvantagem tem um custo, é claro. Portanto, estamos diante de um material que é relativamente mais caro que os demais. Além disso, é difícil para ele se adaptar aos estilos mais clássicos.
    • Vidro: Esse é um material popular, mas que tem um tempo de duração variável, afinal de contas, depende de como iremos cuidar dele. Além disso, é importante ter em mente que as pontas da estante devem ser curvas, pois assim, não é perigoso para ninguém se cortar. Além disso, escolha produtos de vidro temperado, isso lhes dará força adicional. 

    Escolha a forma

    A escolha da forma depende inteiramente da finalidade das prateleiras e de sua localização. Considere as opções mais práticas e comuns:

    • Horizontal: Sem dúvida alguma, esse é o tipo mais comum de estante, afinal de contas, ocupa um espaço muito pequeno do cômodo. Elas geralmente são usadas para organizar os mais diversos tipos de objetos e são perfeitas para quem precisa organizar muitos livros em apenas um local.
    • Vertical: Esse tipo de estante precisa de mais espaço do que o modelo anterior, mas mesmo assim, é uma alternativa interessante. Geralmente elas são mais baixas e, portanto, podem servir como um pequeno aparador para deixar objetos do dia a dia por cima.
    • De canto: Esse tipo de estante está se tornando cada vez mais popular. Você tem um canto em sua sala que precisa de um item de decoração? Adicionar uma estante de canto pode ser a melhor solução. Além de prática, serve como um local para armazenar os mais diferentes tipos de objetos. Dessa forma, você ganha espaço.
    • Prateleiras originais: Aqui, vários tipos de estantes podem ser mencionados, com os mais diferentes tipos de modelos. Há estantes em forma de coração e estrela, por exemplo. 

    Dicas gerais

    Para finalizar esse artigo, aqui estão algumas dicas gerais que você deve levar em consideração:

    • Antes de comprar, você deve saber exatamente o local onde a colocará. Dessa forma, você poderá escolher a estante do tamanho certo e parecerá mais natural.
    • Também é necessário determinar claramente o tamanho e a quantidade de prateleiras.
    • A distância a partir da qual as prateleiras serão presas dependerá, em grande parte, dos objetos que serão colocados nelas. Pense com antecedência sobre o que suas prateleiras terão, meça o item mais alto e adicione alguns centímetros para dar um acabamento. 
    • E o mais importante: o estilo da prateleira de parede deve corresponder completamente ao estilo da sala em que estará localizada. É melhor você não inventar, caso contrário, corre o risco de perder dinheiro.

    Compartilhe.
    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.