0
    (0)

    Você sabia que os super-heróis são modelos que cativam as crianças e que podem influenciá-las de diversas maneiras, partindo para o surgimento de inclinações científicas e tecnológicas?

    Dessa forma, possuem um papel importante, já que podem contribuir para o processo de desenvolvimento infantil. Por isso, neste artigo vamos falar sobre esse tema, suas vantagens e como trabalhar com as crianças. Aproveite a leitura!

    Importância do desenvolvimento infantil e dos super-heróis

    Um bom desenvolvimento infantil é crucial para o crescimento dos indivíduos. Muito do que se aprende quando criança é refletido na vida adulta, sendo fundamental que os pais tenham o cuidado necessário na educação de seus filhos.

    E as histórias de super-heróis ajudam a promover o ganho de diversas habilidades que podem refletir na vida adulta. Além disso, auxiliam na resolução de problemas, entendimento de justiça e cooperação, e no desenvolvimento social.

    Também demostram que toda ação tem consequências, e que cada pessoa é responsável por suas escolhas.

    Independentemente de seu superpoder, ou do modo que combate seus desafios, sempre reforçam a não desistir e a ter perseverança, além de ajudar o indivíduo a entender mais sobre o seu entorno e sobre o mundo.

    Importância do desenvolvimento infantil e dos super-heróis
    Importância do desenvolvimento infantil e dos super-heróis

    Por isso, incluir a temática de super-heróis na infância é um conceito que pode refletir em bons benefícios na vida da criança. Há também outras vantagens para o desenvolvimento infantil, como:

    Auxiliam a fomentar o gosto por diversas áreas do conhecimento

    Ciência, tecnologia, engenharia e matemática são as principais áreas que os pequenos podem se interessar através de conteúdos com a temática de super-heróis. Afinal, sempre há tópicos relacionados a essas áreas nas histórias.

    Seja por um acidente em laboratório de ciência que cria algo surpreendente, ou ainda, pela engenhosidade de criar armaduras superpoderosas, sempre existe, pelo menos, um toque de cada uma dessas áreas.

    Ajudam a desenvolver a autoconfiança e coragem nas crianças

    As histórias de super-heróis contam como o herói enfrenta seus medos, problemas e vilões para salvar a humanidade. Para isso, é fundamental acreditar em si e confiar que vai conseguir superar os obstáculos no caminho, a fim de conquistar um objetivo.

    Isso irá influenciar a criança como um exemplo lúdico, a encarar seus desafios de maneira mais madura e responsável, com coragem e força necessárias para obter bons resultados.

    Ajudam a desenvolver a autoconfiança e coragem nas crianças
    Ajudam a desenvolver a autoconfiança e coragem nas crianças

    Ensina valores morais

    Os heróis sempre agem com gentileza e procuram ajudar toda a população. Esse é um ótimo exemplo para ensinar as crianças sobre esses valores morais e sua importância, contribuindo assim para o desenvolvimento infantil.

    Todos sabemos que boas influências são fundamentais para a formação do caráter, sendo assim, cada herói pode ensinar algo diferente ajudando a moldar o desenvolvimento da criança, para que ela se torne uma pessoa positiva e realize boas ações para a sociedade.

    Estimula a imaginação e criatividade

    Ao brincar com a temática de super-heróis, será estimulado o lado da criatividade e da imaginação dos pequenos, a fim deles conseguirem criar um roteiro para brincar ou passar por diferentes situações, inspirando-se nas incríveis histórias de quadrinhos, animações ou filmes da temática.

    Incentiva a leitura e cultura

    Tudo isso, além de estimular a leitura e cultura acerca do tema. Há muitos materiais de mídias e livros de diversos personagens, com as mais variadas histórias em diferentes locais do mundo. Desde a DC Comics, Marvel Entertainment, entre outros.

    Como utilizar os exemplos dos heróis na infância

    Com tantos lados positivos, fica claro a importância de se trabalhar a temática de super-heróis na infância. Por isso, para te ajudar nessa missão, reunimos algumas dicas para você aplicar com seu filho. Veja com atenção:

    Como utilizar os exemplos dos heróis na infância
    Como utilizar os exemplos dos heróis na infância

    Incentive através de brinquedos com a temática de super-herói

    Uma estratégia muito boa para trabalhar a temática é utilizar os brinquedos e jogos. Afinal, eles fornecem o aporte lúdico que facilita os pequenos a entenderem e se divertirem de maneira muito mais eficiente.

    Um bom exemplo de uma animação mais recente é Miraculous. O sucesso da história da dupla de super-heróis que possui a missão de salvar a cidade de Paris de um vilão muito misterioso.

    A empolgante história dos super-heróis Ladybug e Cat Noir, é sucesso entre a criançada e está entre as mais queridas pelo público atualmente.

    E por que não utilizar dessa animação para incentivar os pequenos a mergulhar na história e enriquecer seu caráter com os bons valores morais trabalhados? Então, aposte na linha especial da heroína Ladybug e seus companheiros para encantar os baixinhos com diferentes itens, como bonecas, jogos de tabuleiro, fantasias, e muito mais!

    Incentive através de brinquedos com a temática de super-herói
    Incentive através de brinquedos com a temática de super-herói

    Crie brincadeiras para estimular o conceito

    Com os brinquedos, jogos e fantasias que adquiriu, vai ficar muito fácil de criar diversas brincadeiras para seus pequenos. Pode-se apresentar um teatro com as bonecas ou bonecos de super-heróis e vilões também para dar mais emoção na história.

    Vale brincar de montar uma cidade, com outros brinquedos e blocos de montar, e encenar as aventuras mais arrepiantes. Como também, utilizar os super-heróis para incentivar as crianças em tarefas diárias, utilizando-os como exemplo.

    Outro conceito é utilizar em receitas especiais, para incentivar o consumo de alimentos saudáveis. Por exemplo, fazer o suco verde do Hulk para a criança “ficar forte” igual ao personagem, e, assim, consumir alimentos mais nutritivos e saudáveis.

    Aplique atividades didáticas para reforçar o aprendizado

    Os pais também podem aplicar atividades didáticas em casa para ajudar na educação de seus filhos. Atividades de pintura são fáceis de ensinar, e ajudam a criança a aprimorar a coordenação motora, conhecimento das cores, formatos, e muito mais.

    Aplique atividades de ligue ao ponto correspondente, de soma, ou qualquer outra que trabalhe junto à temática, seja dos valores morais, ou com a imagem do super-herói para chamar mais a atenção do pequeno a realizar a atividade.

    Estimule via filmes, desenhos, séries infantis, revistas de quadrinhos

    Estimule via filmes, desenhos, séries infantis, revistas de quadrinhos
    Estimule via filmes, desenhos, séries infantis, revistas de quadrinhos

    E, claro, reserve um tempo para assistir com a criança as animações, séries e filmes infantis, aproveitando para reforçar cada aprendizado e mensagem da mídia com o baixinho. Ou, a leitura de revistas de quadrinhos com as histórias dos super-heróis.

    É importante observar a indicação da faixa etária para que o conteúdo seja apropriado para a criança.

    Gostou de entender como os super-heróis podem influenciar no desenvolvimento infantil? Então, não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos, papais e mamães, para eles conhecerem mais do assunto!

    O que você achou disso?

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Compartilhe.
    Avatar de Giselle Wagner

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.