A partir da globalização e da maior troca de informações, pessoas e dinheiro entre os países, o conversor de moeda se tornou fundamental. Afinal, ele tem o papel de calcular quanto vale cada moeda em determinado país. 

    Assim, ele pode ser utilizado para entender se investimentos são interessantes, como o preço do bitcoin e dólar. Além disso, é importante para determinar a possibilidade de uma viagem em família para a Europa ou Estados Unidos, por exemplo.

    Para você entender sobre as possibilidades de investimentos e viagens, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre conversor de moeda. 

    Confira o que é, como funciona, as principais moedas do mundo e entenda a variação cambial.

    Afinal, o que é um conversor de moeda?

    De modo geral, um conversor de moeda é um sistema capaz de calcular e igualar moedas de diferentes países. Assim, é possível saber quanto vale, por exemplo, 1 real em comparação ao dólar americano, euro, peso argentino e qualquer outra moeda estrangeira.

    Com isso, é uma importante ferramenta para transações financeiras, compras internacionais e investimentos em geral. Além disso, ao viajar e comprar o dinheiro de determinado país, você ou as casas de câmbio utilizam o conversor para o cálculo.

    Sendo assim, o conversor de moeda nada mais é do que uma calculadora que utiliza taxas cambiais para determinar as unidades monetárias. Para utilizar um conversor é possível procurar no Google, já que com uma boa otimização de site (SEO), quase sempre os primeiros resultados terão um conversor relevante. 

    Como funciona um conversor de moeda?

    O funcionamento de um conversor de moeda é bem simples. Para calcular a moeda, basta multiplicar o valor que você quer converter pela cotação atual da moeda escolhida

    No entanto, é importante definir se você deseja a moeda comercial ou de turismo.

    A moeda comercial, por exemplo, a conversão do dólar comercial, é referente a moeda que será utilizada para investimentos e transações financeiras. Já o dólar turismo é aquele comprado para viagens em geral. 

    Como funciona um conversor de moeda
    Como funciona um conversor de moeda

    O que afeta a variação cambial?

    Os valores encontrados no conversor de moeda podem variar por diferentes motivos, como questões políticas, econômicas e relação de oferta e demanda da unidade. Além disso, algumas taxas afetam o valor final, como o Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF.

    Conhecido principalmente através do uso do cartão de crédito em compras internacionais, a cobrança do IOF é feita quando há transações financeiras. Ou seja, ele pode ser cobrado ao realizar ou resgatar investimentos, compra de moedas estrangeiras e muito mais.

    Para facilitar seu entendimento sobre o IOF em relação ao conversor de moeda, destacamos as porcentagens cobradas em diferentes operações, confira!

    • enviar dinheiro para o exterior (outra titularidade): 0,38%
    • receber dinheiro do exterior: 0,38%
    • comprar moeda estrangeira em casas de câmbio: 1,1%

    5 principais moedas estrangeiras no conversor de moeda

    Você sabe que são milhares de moedas que circulam diariamente por todo o mundo, umas com mais valor do que as outras. No entanto, 5 se destacam no comércio internacional e no conversor de moeda de diversas casas de câmbio, confira quais são a seguir.

    1- Dólar americano

    Certamente quando falamos de conversor de moeda, o dólar americano é uma das primeiras unidades monetárias que vem à mente. Afinal, se trata do principal dinheiro circulando no mundo, muito além das fronteiras dos Estados Unidos. 

    Vale destacar que o dólar americano é a moeda oficial de outros países, como Porto Rico e Samoa Americana. Além disso, é muito bem aceito em países como Uruguai, México, Argentina e outros da América do Sul com economia mais enfraquecida.

    2- Euro

    Outra moeda muito importante no mundo é o Euro, mesmo com pouco tempo desde sua criação, em 1999, já se tornou mundial. Em suma, seu principal objetivo era criar uma unidade monetário única dentro da Europa.

    Atualmente são 19 os países que adotam o Euro como moeda oficial, entre os principais podemos destacar Alemanha, França, Itália, Portugal e Bélgica. Portanto, é uma moeda com aceitação nos principais países do mundo e de alto valor se comparado ao Real.

    3- Libra esterlina

    Além de ser a moeda oficial de uma das maiores potências do mundo, o Reino Unido, a libra é uma das unidades monetárias mais antigas, com surgimento em 1489. Com grande governança da Inglaterra, o Reino Unido é composto por vários países.

    Entre os principais podemos destacar, além da Terra da Rainha, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.

    4- Iene

    A moeda oficial japonesa, o Iene, teve sua criação em 1871 ainda sob a dinastia Meiji. Fora dos grandes centros como Europa e Estados Unidos, a moeda japonesa é uma das mais importantes, sendo considerada moeda de reserva e negociada em diferentes casas de câmbio.

    5- Dólar australiano

    Além do dólar americano, temos também o dólar canadense e, principalmente, o dólar australiano. Vale destacar que é a moeda oficial da grande potência da Oceania, a Austrália. Além de outros países como as Ilhas McDonald, Tuvalu, Kiribati e outros locais.

    Dólar australiano
    Dólar australiano

    Conclusão

    Com todas as informações apresentadas no texto, é possível entender o que é e a importância do conversor de moeda para a economia de todo o mundo. Afinal, ele tem a função de calcular e igualar as diferentes unidades monetárias.

    Sendo assim, uma ferramenta fundamental para auxiliar em transações financeiras internacionais, compras de consumidores em outros países e muito mais. Com isso, o conversor ajuda a entender as possibilidades de investimentos e consumo. 

    Para calcular seu dinheiro através do conversor de moeda é necessário apenas selecionar as moedas desejadas e acrescentar o valor disponível para venda ou desejado de compra. Desse modo, o conversor apresenta automaticamente a comparação das moedas.

    Portanto, ao decidir comprar um produto de fora, investir em fundos cambiais ou viajar é muito importante saber sobre cada moeda. Inclusive, entender que o dólar americano, euro, libra, iene e dólar australiano são as principais moedas em circulação. 

    Caso vá viajar, aposte em uma plataforma para auxiliar na conversão e no controle de gastos. Muitos possuem inteligência artificial para ajudar na tomada de decisões, fornecendo gráficos e dados relevantes para a manutenção da vida financeira.

    Share.