Como marcar livros com post it? Aprenda aqui!

Para aproveitar ao máximo as leituras, não basta apenas ler, mas devemos interagir com o livro para que o conhecimento fique impregnado em nós. Uma boa maneira de fazer isso sem estragar diretamente o livro é usar os posts it. Mas como marcar livros com post it

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como marcar livros com post it, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que são post it?

De fato, para ler melhor e lembrar o que lemos, precisamos de certas estratégias que nos ajudem a separar os dados e organizar as informações para encontrá-las facilmente mais tarde.

Anotar em livros não é uma prática recente. Desde o início da leitura em papel ou pergaminho, os leitores intervieram em livros com suas anotações de ideias. 

Contudo, essa prática de escrever notas ou comentários na margem de um livro acaba interferindo no livro e, consequentemente, em seu estudo.

Post-it são pequenos papéis coloridos que servem para marcar uma nota em um livro.

Esses pequenos marcadores são muito úteis porque nos permitem apontar fragmentos em um livro sem ter que riscá-lo. 

Além disso, podem ser dados como brindes pelas empresas para os seus clientes. 

Mas como marcar livros com post it?

1. Tenha tudo o que você precisa em mãos

Para estudar e ler da maneira mais eficaz possível – e para melhorar suas habilidades de leitura – você deve ter todos os materiais que vai usar à mão. Dessa forma, você evitará se distrair procurando coisas quando precisar delas. 

Quando você tem tudo o que precisa à mão, pode enfrentar qualquer desafio. Leia as informações várias vezes, faça listas para se organizar e marque o que é importante para você, para não perdê-las de vista.

2. Codifique elementos importantes com cores

Use um sistema de codificação de cores para marcar os elementos importantes que você encontra e deseja consultar mais tarde. É uma excelente maneira de organizar informações para encontrá-las mais tarde. 

Por exemplo, use a cor azul para marcar compromissos importantes e amarelo para estatísticas importantes. Em seguida, use as setas de post it das cores correspondentes para marcar esses elementos à medida que você lê. 

De fato, os post it aderem com firmeza, são fáceis de colar e suas cores brilhantes capturarão sua atenção quando você virar as páginas de seus livros.

3. Resuma

No final de cada capítulo, escreva um resumo de algumas frases em uma nota post it e coloque-a ao início do capítulo correspondente. 

Embora as notas post it aderem firmemente ao papel, você pode tirá-las para colá-las em seu caderno mais tarde sem se preocupar em danificar as páginas. 

4. Faça uma lista

Ao ler, tenha em mãos um Post it maior com linhas para fazer uma lista. Sempre que você tiver uma pergunta ou encontrar algo que queira investigar mais, escreva-a na lista. As linhas facilitam a escrita dos itens na lista de maneira ordenada. 

Depois de terminar de ler o livro, você terá uma lista útil de perguntas e elementos para investigar mais. Você pode aderi-lo onde quiser e pode tirá-lo e movê-lo à medida que aprende.

Conclusão

Ler de forma eficaz não parece uma tarefa fácil, mas otimizar o tempo que você passa lendo com essas dicas específicas pode aumentar consideravelmente sua capacidade de absorver informações e estudar com mais eficiência. 

Você ficará surpreso com tudo o que pode aprender e o quanto será motivado para alcançar o sucesso. Lembre-se das etapas:

  • Tenha tudo o que você precisa em mãos
  • Codifique elementos importantes com cores
  • Resuma
  • Faça uma lista

Conclusão

Gostou de saber mais sobre como marcar livros com post it? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!


Artigo anterior: Qual a diferença do WhatsApp modificado para o WhatsApp normal?