Representatividade é trazida à tona em diversas animações. Por isso, trouxemos neste artigo 6 personagens negros que inspiram as crianças. Continue a leitura e saiba mais!

    A questão da representatividade negra tem deixado de ser um assunto restrito ao meio acadêmico e se tornado realidade em diversos aspectos da nossa vida em sociedade. Já não era sem tempo que isso acontecesse, afinal de contas, vivemos em um mundo formado por diferentes cores, culturas e histórias.

    Um dos exemplos de maior impacto na representatividade de pessoas negras nas telonas, pensando especificamente no público infantil, foi a animação A Princesa e o Sapo (2009), trazendo a personagem da jovem Tiana como a primeira princesa negra da Disney.

    Pensando nisso, selecionamos alguns dos principais nomes de personagens negros que vão ajudar a inspirar os nossos pequenos. Suas histórias mesclam entretenimento próprio de animações (sejam elas em desenhos, músicas, quadrinhos ou filmes) e reflexões bastante pertinentes para a nossa sociedade.

    Protagonistas negros que vão inspirar seus filhos

    Tiana (A Princesa e o Sapo)

    Primeira princesa negra da Disney, Tiana é uma personagem um tanto quanto inovadora no universo mágico dos contos de fada. Sua história carrega parte do enredo do conto “O Príncipe Sapo” dos Irmãos Grimm, no qual, ao ser beijado, o anfíbio se transforma em príncipe. 

    O diferencial aqui se encontra, porém, na personalidade de Tiana, que é uma mulher batalhadora e independente. A história nos revela, porém, que ela precisará encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a vida.

    Doutora Brinquedos

    Dottie Doc McStuffins ou Doutora Brinquedos é uma menina negra de seis anos de idade que, inspirada na mãe, que é médica, faz de conta que também exerce a mesma profissão. A diferença aqui é que a pequena conserta brinquedos e bonecas.

    O que parecia apenas uma brincadeira de faz de conta ganha um quê de realismo, quando os seus bichos de pelúcia magicamente ganham vida. Caberá à Doutora Brinquedos cuidar de seus “pacientes” com muito carinho e musicalidade.

    Miles Morales (Homem-aranha no Aranhaverso)

    Um jovem homem-aranha que não é o famoso Peter Parker? Sim, nessa história, o Spider-man é, na verdade, Miles Morales, um jovem negro morador do bairro do Brooklyn, que decide seguir o caminho do ídolo já falecido.

    A surpresa vem quando, ao visitar o seu túmulo, Miles dá de cara com o antigo Homem-Aranha vindo de uma dimensão paralela — juntamente com outras versões superdiferentes do herói aracnídeo.

    Jeremias (Turma da Mônica)
    Jeremias (Turma da Mônica)

    Jeremias (Turma da Mônica)

    Um pouco mais antigo que os demais, já que sua primeira aparição nos quadrinhos é datada de 1960, Jeremias é o primeiro personagem negro da Turma da Mônica criado por Maurício de Sousa.

    “Jerê”, seu apelido entre os amigos, é um pré-adolescente de 12 anos criativo, inteligente e divertido, caracterizado pelo clássico boné vermelho. Por ser um dos garotos mais velhos, anda com a chamada “Turma do Bermudão”, juntamente com Titi e Franjinha.

    Ben (Motown Magic)

    O garoto negro Ben é o personagem principal dessa série da Netflix que, com um pincel mágico, transforma a cidade com sua arte e musicalidade. A beleza da história, porém, está no resgate de obras de grande sucesso da icônica gravadora Motown, a maior dos EUA dedicada a cantores negros.

    Para quem é um pouco mais velho, vai ser fácil compreender, por exemplo, que o nome do personagem principal é uma referência à música Ben, dos Jackson Five. Assim, diversas canções clássicas são interpretadas na série infantil, como ABC, My Girl, For once in my life e I heard it through the grapevine.

    Pantera Negra

    Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de mencionar o super-herói Pantera Negra. O personagem, até então interpretado pelo ator Chadwick Boseman, teve que passar por uma mudança na trama, já que o artista faleceu em decorrência de um câncer em 2020.

    Independentemente das alterações, a ideia central do Pantera Negra é de um herói que luta para preservar a cultura e a família, passando os conceitos de lealdade e respeito à história de seus antepassados. Uma inspiração e tanto para pessoas de qualquer idade.

    Share.

    Giselle Wagner é formada em jornalismo pela Universidade Santa Úrsula. Trabalhou como estagiária na rádio Rio de Janeiro. Depois, foi editora chefe do Notícia da Manhã, onde cobria assuntos voltados à política brasileira.